quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Auto retrato - 1889

VanGogh-Self-Portrait





















GOGH, Vincent Van. Autoretrato, 1889

Van Gogh, ao longo de sua carreira, pintou várias obras com seu próprio retrato. Foram de um total de 35 auto retratos, sempre com a intenção de representar seu próprio corpo, incluindo uma com a sua mutilação na orelha.
Além de refletir a sua vida psíquica e de atuar como uma maneira de representar suas técnicas de pinturas únicas, o exame contínuo e sistemático do próprio corpo apresenta o artista como alguém que testa os seus próprios limites, que indaga sobre o enigma da própria existência.
A vivacidade do efeito visual não é de natureza física, mas de base fisiológica. Os pontos justapostos de cor pura provocam uma espécie de “pânico visual”: o olhar compulsivo tenta misturar os diferentes tons. O princípio da mistura óptica funciona, ao mesmo tempo que implica uma constante sensação de agitação.
O quadro de 1889, pintado no Asilo de St.-Rémy, manifesta segurança e agressividade; tem rugas bem vincadas perto do nariz e das maçãs do rosto, as sobrancelhas são grossas e salientes e os cantos da boca estão virados para baixo. O retrato não é, não obstante, o de um rosto hostil, revelando vitalidade. As linhas serpenteantes e em forma de remoinho que surgem como pano de fundo são igualmente utilizadas na figura e nas roupas.

4 comentários: