quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Semeador - 1888

    GOGH, Vincent Van. O semeador, 1888

                                                                    

  • Em O Semeador, Vincent Van Gogh se inspira em Millet, utilizando tecnicas variadas, como a pintura a óleo e desenhos a carvão. O quadro retrata o natural cotidiano de um camponês no campo trabalhando. Van Gogh teve uma vida muito difícil, onde falhou em tudo que era considerado importante na sua época, como constituir uma família, garantir economicamente a sua própria subsistência, e acabou sucumbindo a uma doença mental. Pintar passou a ser seu refúgio. Gogh utilizava cores muito fortes para expressar seus sentimentos. Ele costumava dizer "Pinto o que eu sinto e não o que eu vejo.". O semeador pode ser considerado um sentimento de esperança para Van Gogh, representando que ele ainda tinha muito o que "semear" em sua vida.
  • Os reflexos do PAS sobre esta obra se voltam na relação entre arte e moral, arte e filosofia, arte e fé. Também compreensão da cor-luz e da cor-matéria, colaborando para o entendimento do desenvolvimento da fotografia, além da consideração das técnicas utilizadas e das variações de representação que Van Gogh usa para expressar sua visão de mundo.





Um comentário:

  1. foi muito dificil fazer e pintar esse desenho, mas amei, me ajudou a ganhar uma boa nota no trabalho de geografia e amei saber mais sobre as obras de vincent van gogh e mais sobre ele

    ResponderExcluir